Quem já foi à Toscana, provavelmente já desejou ter um campo de girassóis perto de casa. Ou mesmo um exemplar da flor dentro de casa já basta para mudar o ambiente. Essa flor tão emblemática pode ser cultivada em casa sim, os mini girassóis são facilmente encontrados, mas exigem cuidados pontuais. A #dicaverde do site hoje é sobre eles, Seu nome científico é Helianthus annus - o que explica sua imponência e porte majestoso: a palavra Helianthus significa “flor do sol”. Além de bonita, a planta é extremamente útil, pois do girassol tudo é aproveitado – desde as sementes, até as flores e os ramos. Nos últimos anos, o girassol ganhou destaque como planta ornamental e o desenvolvimento de variedades com tamanho reduzido – os mini-girassóis - permitiu que esta planta passasse a figurar em arranjos e decorações.
O cultivo do girassol não apresenta muitos segredos, basta observar alguns detalhes:
- O local deve ser bem ensolarado com, no mínimo, 4 horas de sol direto, todos os dias;
- Por ser uma planta anual, recomenda-se o replantio a cada ano;
- O solo ideal para o plantio deve ser composto de: 1 parte de terra comum, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de areia, tudo bem incorporado;
- Recomenda-se regar sempre que o solo apresentar-se seco. Se a planta for cultivada em vaso, observar que a superfície do solo não deve apresentar-se totalmente seca;
- Adubações periódicas garantem umos a planta saudável e floração abundante;
O girassol apresenta raiz profunda, que desce perpendicularmente ao solo, chegando a medir quase de 1 metro e meio de profundidade. A planta, de porte herbáceo, atinge cerca de 3 metros de altura. As variedades miniaturas atingem no máximo 1 metro.
Você pode conseguir sementes de girassol apropriadas em um berçário local ou centro de jardinagem. Porém, cuidado com a qualidade que você compra, apenas o girassol anão é realmente adequado para ser cultivado em um vaso. As qualidades de girassóis anões adequadas incluem (e como os nomes variam, peça ao seu vendedor local orientação específica para sua região):
- Pacino: este girassol amarelo brilhante cresce cerca de 30cm de altura.
- Big Smile: este girassol tem pétalas amarelas e o centro preto e cresce cerca de 30 cm.
- Teddy Bear: este girassol cresce cerca de 40cm.
- Sunspot: este girassol tem uma flor surpreendentemente grande (cerca de 25 cm ou 10 cm de diâmentro), mas ainda é uma variedade anã, crescendo cerca de 60cm de altura.
- Music Box: este girassol atinge cerca de 60cm e tem muitas flores pequenas.
Alguns tamanhos sugeridos para vasos são:
Se você começar com um vaso de raio muito pequeno, o girassol precisará ser transplantado cedo; algumas pessoas fazem isso para dar ao girassol uma vantagem enquanto o solo do jardim ainda está frio, mas esteja ciente de que os girassóis não são muito parciais para serem transplantados.
Recipientes de 30 a 40cm de largura, para a maioria dos girassóis anões, deve ser o suficiente.
Uma jardineira de janela – uma caixa de janela ou de varanda pode ser ideal para uma linha de sementes de girassol anão. Você precisará arrancar as mudas mais fracas no início (explicado abaixo).
Girassóis mamutes ou grandes precisam de recipientes de pelo menos 18 ou 20 litros:
Um engradado pode ser usado – apenas tenha o cuidado de forrá-lo bem para não derramar a terra.
Metade de um barril para girassóis muito altos. Obviamente ele precisará ficar numa varanda ensolarada ou no jardim, a menos que tenha um local ensolarado livre dentro de casa.