• Newsletter

    Cadastre-se e recebas nossas novidades por email.

  • 62 3251-9957
    Av. T-8, 1041, St Bueno
    Goiânia - GO, CEP 74210-270

Como Cultivar Limão Siciliano em Vasos

1

Originário da Ásia, o limoeiro se adapta muito bem aos vasos e como diz o ditado, quem tem um pé de limão em casa tem uma farmácia às mãos. Se você tiver um cantinho que pegue sol certamente terá condições de cultivar um lindo pé de limão siciliano que é super aromático e excelente para usar em várias receitas.

Para o limoeiro o ideal são vasos médios ou grandes, podendo ser de cerâmica ou plástico, mas, o fundamental é a drenagem e também a consistência do substrato, isto é, não se esqueça de colocar muita areia, pelo menos metade e a outra parte de terra preta misturada com adubo orgânico.

O limoeiro merece um lugar em nossos terraços ou varandas além da beleza e do perfume de suas folhas e frutos temos várias vitaminas em sua composição.

Para o plantio em vasos, o tamanho mínimo para o recipiente de 80 cm x 70 cm (altura) ou capacidade de 100 litros, de maneira a permitir que raízes e caule se desenvolvam com conforto.

É indicado forrar o fundo do vaso com uma tela mosquiteira coberta com pedra cinasita ou brita e uma manta bidim. Acima da manta pode ser depositado de dois a três centímetros de areia bem grossa e, finalmente, o substrato composto de 30% de massa vegetal, 20% de areia grossa e 50% de terra de boa qualidade.

É importante manter uma boa drenagem e garantir que o vaso seja o mais perene possível, por esse motivo recomenda-se que todas essas camadas sejam executadas no plantio. Na hora de plantar é importante observar se a terra não está cobrindo o colo da planta, que é a base antes da raiz. O colo deve ficar exposto para o bom desenvolvimento do vegetal.

No cultivo doméstico, não é recomendável a aplicação de produtos químicos fortes nas plantas. O mais indicado são soluções caseiras como poda, retirada de caules e folhas atacadas.