Para fugir um pouco do ar condicionado, alguns truques para manter o ambiente da casa fresco ajudam bastante. Muitas vezes um bom planejamento na hora da construção e até na decoração pode fazer a diferença.
Na hora da construção, é sempre bom analisar a localização e o terreno. Outro fator indispensável é saber como é o vento da cidade em que irá morar, as correntes de ar de acordo com a planta do imóvel e a posição do sol em relação à construção. Com todas essas informações em mãos, é possível criar aberturas que possibilitam a ventilação natural.
Quanto à direção do sol, é sugerido direcionar as janelas e cômodos para o norte, pois no hemisfério sul tem-se uma maior incidência solar no inverno e mais sombra no verão. Instalar portas e janelas em lados opostos é uma técnica que impulsiona a ventilação cruzada.
As varandas e os terraços também ajudam na hora de amenizar o calor e manter o ambiente fresco, isso tanto em apartamentos quanto casas. Se pensar em estrutura, a estratégia é aumentar a distância entre o teto e o piso.
Em relação ao telhado, é recomendando utilizar telhas de cerâmica ou telhados com isolamento térmico. A última opção filtra o calor dos raios solares e impede o aumento da temperatura da edificação. Além disso, ainda existem os “telhados verdes” que são feitos com grama ou com outras espécies similares. Essa técnica retém parte do calor e pode ser interessante para aqueles que gostam de inovar na decoração. A criação de um jardim interno é outra dica da Vaso e Cia, ele possui plantas e água que auxiliam na movimentação e purificação do ar.
Para decoração, a escolha de pisos frios, cerâmicas ou pedras são boas opções. As cores influenciam de forma sensorial, opte então por tons frios e que lembrem a natureza. Na mobília, um famoso ditado: “menos é mais”, contribui para que o ambiente com apenas móveis essenciais valorize o espaço e deixe o cômodo mais arejado.
As cortinas e persianas são outras aliadas para conter a incidência do sol. Essas peças impedem o aquecimento demasiado do cômodo e também que os raios solares causem danos aos móveis. Para iluminação noturna é recomendável à troca por lâmpadas incandescentes por LEDs.