Um botânico francês de nome Patrick Blank revolucionou o paisagismo urbano no mundo e, sobretudo em Paris, onde mora e faz suas pesquisas. O profissional criou literalmente fachadas de paredes com vegetações.
Patrick criou literalmente, a vegetação em fachadas e paredes, é o inventor do conceito das paredes vegetais e tem criado jardins verticais pelo mundo a fora através de um engenhoso sistema que depois de montado requer um mínimo de manutenção. O botânico coleciona jardins verticais ao redor do mundo, mas em toda a América do Sul apenas a cidade de São Paulo teve a sorte de receber uma visita do francês, que deixou sua marca na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).
O botânico, conhecido como o Pai dos Jardins Verticais, também é considerado um artista, já que as paredes em que trabalha são consideradas telas de pinturas gigantes por ele. Patrick faz composições harmônicas de diferentes espécies de plantas – escolhidas com cuidado e com base nas condições de cada local.
A manutenção dos jardins verticais é algo que também está inserido no trabalho do botânico, para que sua obra de arte não vire fardo aos moradores do local, quando for embora, ele se preocupa em fixar um feltro especial, que é irrigado regularmente com fertilizantes, o que garante que as espécies tenham os nutrientes que necessitam.