As ervas aromáticas adaptam-se muito bem a todo tipo de solos e condições, por isso é uma grande ideia cultivá-las em casa e poder desfrutar de seus aromas e benefícios. São muito úteis também na cozinha e muitas servem são figurinha carimbada da fitoterapia. E como são de pequeno porte, podem ser acomodadas em vasos mais delicados ou em superfícies maiores junto a outras ervas.
Durante a noite as plantas aromáticas produzem óleos essenciais que são liberados durante o dia. Esta evaporação de óleo consome calor e, por isso, refresca a planta. Não fabricam frio, mas aliviam o calor. Preferem um terreno drenante, sem encharcamentos, pouco fértil, regas esporádicas e muita, muita luz.
O óleo essencial é um concentrado de princípios ativos que são responsáveis pelos perfumes emitidos pelas plantas aromáticas. São utilizados na indústria da perfumaria, na cosmética e na indústria da aromaterapia (cuidados do corpo por meio de banhos utilizando óleos essenciais).
Alguns exemplos de plantas aromáticas são:
Tomilho (Thymus spp.)
Aromática da família das labiadas, especialmente rústica. Não suporta o encharcamento e requer uma exposição solarenga. Multiplica-se por sementes, estacas ou divisão do torrão e recomenda-se que seja transplantada na primavera. Pode podar-se quando a planta vai ficando sem folhas na sua base, em qualquer período temperado (primavera, outono). Atinge uma altura de 20 cm e tem múltiplas aplicações: em cascalho, em vaso, em floreiras, na horta, em bordadura.
A sálvia, ou Salva (Salvia officinalis)
Se o solo do seu jardim não for suficientemente drenado ou se apenas dispõe de uma varanda, poderá cultivá-la em vaso, sem problemas. Deve utilizar um vaso com 20 cm de diâmetro, no mínimo, e utilizar um bom substrato.
A exposição deverá ser a mais solarenga possível. Há que ter em conta que são o sol e o calor que fazem com que as folhas sejam aromáticas.
A salva pode passar o inverno no exterior. Resiste sem problemas a temperaturas até -20ºC se estiver plantada no solo. Os vasos, no entanto, devem ser colocados dentro de casa, se houver risco de geadas.
Alecrim (Rosmarinus officinalis)
Arbusto aromático da família das labiadas. De tamanho médio (de 50 cm a 2 m) tem folhas alargadas muito perfumadas, de cor verde escuro na parte superior e prateadas na inferior. A floração ocorre em diversos momentos do ano, consoante o clima, e é de cor azul. Se tiver sido plantado num vaso, é recomendável colocá-lo à média luz no verão, para evitar que o excesso de calor ao nível das raízes danifique a planta.Se estiver num vaso, ou numa floreira, deveremos regá-lo regularmente deixando secar o substrato entre cada rega.
Manjericão
O manjericão é outra planta aromática entre as mais comuns para cultivar em casa e que pode ser usada também na cozinha, por exemplo para fazer molho Pesto ou uma rápida pizza marquerita. É muito simples de plantar, só é necessário colocá-lo onde receba sol direto e regar frequentemente. O que devemos considerar é que se trata de uma planta anual, ou seja, que devemos plantar de novo cada ano. Uma das formas de plantar é fazer um viveiro para depois transplantá-las a um vaso ou jardineira.