Multicolorida, multifuncionais, delicadas e ainda florescem o ano todo, não é à toa que essas flores são tão populares em projetos de paisagismo. Conhecidas como beijo, beijinho, ou ainda maria-sem-vergonha, as flores aparecem em várias tonalidades e podem ser cultivadas dentro de casa, desde que perto de janelas, em varandas ou em jardins. Consegue desenvolver à meia-sombra ou a pleno sol, se protegida do vento. Também precisa de terra fofa, úmida e rica em composto orgânico e com boa drenagem. Com os devidos cuidados o beijo pode chegar a 50cm.
Um dos principais problemas com a Maria-Sem-Vergonha está exatamente no fato de que ela se propaga muito facilmente e pode se tornar uma praga. Quem descuida com essa planta acaba com uma verdadeira invasora no seu jardim. Para evitar problemas com essa espécie de planta é importante tomar alguns cuidados.
Por ser de cultivo fácil, a Maria-Sem-Vergonha foi se desvalorizando com o passar do tempo. O nome depreciativo da espécie é apenas um exemplo de como ela é desvalorizada.
As flores da Maria-Sem-Vergonha vão desde os exemplares mais simples com pétalas bem singelas até aquelas que são dobradas em várias camadas. A folhagem dessa planta assume diversas formas e cores com desenhos que podem ser ovalados ou cordiformes.
Quando o seu exemplar de Maria-Sem-Vergonha está plantando num vaso é importante apoiar o recipiente num prato que contenha seixos molhados. Faça adubação com fertilizante líquido semanalmente durante o período de novembro a março. Coloque a planta em local arejado e iluminado, mas não embaixo do sol direto, especialmente no período do meio-dia. Faça uma boa poda no seu exemplar de Maria-Sem-Vergonha durante o verão para que a planta fique mais compacta.
FICHA TÉCNICA
Luz: Alta intensidade, bem junto a uma janela ensolarada.
Temperatura: 15 a 26ºC, tolerando até 7ºC.
Água: Conserve o solo do vaso úmido.
Adubação: A cada mês, durante o crescimento; depois, a cada 2 meses.
Problemas comuns: Cuidado com os ácaros.