• Newsletter

    Cadastre-se e recebas nossas novidades por email.

  • 62 3251-9957
    Av. T-8, 1041, St Bueno
    Goiânia - GO, CEP 74210-270

Detox em casa!

green-ginger-celery-juice-9

A moda detox pegou! Além do estilo mais natural e saudável de se alimentar que muitos já cultivam, a dieta detox, propõe limpezas, ou desintoxicações, periódicas do nosso organismo pela ingestão exclusiva de fibras, vitaminas, antioxidantes e minerais. A dieta deve ser entendida como uma intervenção, e não pode ser seguida de forma contínua, mas, para além desses períodos, um forte aliado da alimentação detox, que pode ser consumido diariamente, é o famoso suco verde!

Para nossa sorte e saúde, todos os ingredientes deste suco, são facilmente cultiváveis em horta caseira. Quem gosta de manter uma horta em casa, pode focar sua mini produção nestes sete vegetais que, alternados, podem ser batidos com outras frutas, e te propiciarão a sua própria oficina detox.

Quem não gosta de suco verde, é porque ainda não achou o seu. As receitas de suco verde são as mais variadas e se adaptam a todo paladar, então confira as dicas de cultivo destes sete vegetais, que podem estar presentes nas suas invenções.

Agrião
A hortaliça é uma grande fonte de vitamina A (especialmente betacaroteno), possui também grande quantidade de vitamina C, vitaminas do complexo B e sais minerais. Por isso, é diurética e faz bem para o fígado. Para cultivá-la, o clima deve ser ameno, as regas diárias, o solo argiloso, úmido e rico em matéria orgânica.

Couve
Muito rica em vitaminas e minerais, e uma das principais responsáveis pelo bom desempenho do intestino, a couve é cultivada de forma bastante simples. Escolha um recipiente que tenha, no mínimo, 40 cm de altura, tenha um bom substrato para o plantio, que deve ter boa drenagem e ser rico em material orgânico, e garanta que a espécie receba, além de regas frequentes, ao menos, quatro horas de sol por dia.

Hortelã
A erva é fonte de cálcio, ferro, fósforo, potássio e vitaminas A, B e C, e sabe dar aquele sabor todo especial aos sucos. Além disso, devido à sua ação anti-inflamatória e antioxidante, a hortelã ajuda a desintoxicar o organismo e a combater o envelhecimento cutâneo. Em hortas caseiras, a espécie necessita de solo úmido, rico em matéria orgânica, e bastante luminosidade (cerca de três a quatro horas de incidência solar diária).

Espinafre
Conta com ferro, vitaminas A, B1, B2, B5, C, D, E, K, cálcio, fósforo, potássio, magnésio, ferro e sódio, e é amplamente reconhecido como uma das hortaliças mais nutritivas. Ajuda no combate à anemia e à pressão arterial alta. Tanto em canteiros quanto em vasos, o espinafre é de fácil cultivo, e precisa apenas de solo leve e fértil, regas diárias e temperaturas em torno de 18 a 24ºC.

Gengibre
O gengibre também tem a função de desintoxicar o organismo e combater o envelhecimento cutâneo, por ser rico em vitamina A, C, D, ferro, cálcio e magnésio. Ele deve ser cultivado em vasos de, aproximadamente, 35 cm de largura e 30 cm de profundidade, com substrato do tipo solto, que não gruda quando é regado, e requer bastante luz solar.

Chicória
Além de sais minerais como o ferro que colaboram para a saúde do intestino, a chicória possui vitaminas A, B, C e D. Para ser consumida fresquinha, pode ser plantada em locais com boa luminosidade, e em solo bem drenado e rico em matéria orgânica.

Capim-cidreira
Fonte de vitaminas, minerais e propriedades antioxidantes, o capim-cidreira ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele e pode ser facilmente cultivado em casa. Para isso, basta plantá-lo em local quente e úmido, que tenha solo bem drenado e seja rico em matéria orgânica, lembrando-se sempre de cultivá-lo com regas diárias e a pleno sol.

Horta caseira no projeto de Rosane Aguiar

Horta caseira no projeto de Rosane Aguiar

Horta Caseira no projeto de Romero Melo

Horta Caseira no projeto de Romero Melo