No dia 30 de outubro é comemorado o dia do Designer de Interiores. Uma profissão que nas últimas décadas vem ganhando o devido espaço e respeito.
A preocupação com o design de residências existe desde o Egito antigo, onde os palácios recebiam esculturas, moveis planejados e vasos decorativos, teve uma explosão no período do império romano na qual o conforto entrou em pauta, e outra na Era Vitoriana, quando a Europa toda sucumbiu a beleza dos ornamentos. Mas foi no século XX que o design tal qual conhecemos hoje ganhou sua devida importância. Antes a serviço do status social, a partir do movimento modernista, e do estilo minimalista que tinha como ícone Mies Van Der Rohe e sua máxima “menos é mais”, o design passa a se preocupar com a funcionalidade dos ambientes, em primeiro lugar, e a qualidade de vida dentro deles.
Em 30 de outubro de 1980 a Associação Brasileira de Decoradores foi criada e, por uma resolução do governo federal, a denominação “decorador” foi alterada para “designer de interiores”. O nome do curso que habilita os profissionais da área também mudou para “Design de Interiores” no mesmo ano.
Hoje os espaços urbanos são cada vez mais disputados e pequenos, e a otimização destes, e também de grandes espaços por vezes difíceis de serem aproveitados, é o que move esse profissional. É o designer de interiores que, com suas habilidades e conhecimentos em texturas, iluminação e produtos, consegue criar a atmosfera que se pretende para determinado espaço, seja dentro de casa, seja fora dela, em lojas, restaurantes ou ambientes de trabalho. Sempre atento a fatores práticos essenciais à vida do cliente, bem como aos seus sonhos e à evolução e tendências do lifestyle contemporâneo, o designer é indispensável ao sucesso de um projeto. E neste dia, gostaríamos de parabenizar todos nossos Designers de Interiores, e agradece-los por fazerem de seu trabalho a nossa melhor vitrine.
Obrigado!