Uma ótima opção para dar vida aos ambientes, se não a melhor, é espalhar flores! Os arranjos naturais trazem um frescor imediato, e com alguns cuidados essenciais podem durar alguns dias, mas logo é preciso troca-los. Uma opção para quem tem pouco tempo, mas aprecia as sensações de aconchego, romantismo e vigor que as flores trazem, são as flores artificiais, e melhor ainda, artesanais.
Neste vídeo tutorial, produzido no âmbito do projeto “Eu amo Arte” pela marca de filtros de café ‘Melitta’, a artesã Rosely Ferraiol ensina o passo-a-passo de como produzir um belíssimo buquê a partir de filtros usados. No vídeo ela utiliza corante rosa, mas outras cores são bem vindas, inclusive, a própria cor café natural traz belos resultados. Confira:
Materiais necessários:
- Filtro de café usado
- Palito de churrasco
- Corante rosa à base de água (ou outra cor de sua preferência)
- Cola branca
- Tesoura
- Pincel chato
- Molde de pétala
Como fazer:
O primeiro passo é lavar bem os filtros, deixando-os o mais claro possível. Em seguida, insira-os em um recipiente com o corante. Deixe de um dia para o outro. Ao chegar à cor desejada, espere que eles sequem para fazer as pétalas. Uma dica é deixar as pétalas em tempos diferentes, para criar um efeito de tom sobre tom no buquê.
Pegue dois filtros, dobre-os e, com uma tesoura, retire suas costuras. Com a própria caixinha do café, faça um molde de pétala e utilize para cortar os filtros. Após cortar as pétalas de filtro, com a tesoura, puxe as pontas dando formato à flor de papel.
Para fazer o cabo do buquê, use os palitos. Em seguida, para criar as flores, cada uma deve ter de dez a quinze pétalas. Assista no vídeo abaixo a maneira correta de colar as pétalas e fazer o buquê. No caso de buquê para noivas, utilize fita de cetim para incrementar o resultado.