Por entre os prédios cinzentos da Marginal Pinheiros, em São Paulo, um pequeno oásis de verde se destaca. Com 1000 metros quadrados, a horta que fica no telhado do Shopping Eldorado já rendeu mais de cem berinjelas e inúmeros pés de alface, entre outras hortaliças. E são os próprios funcionários do shopping, que cuidam da horta, que recebem o direito de colher o que a horta produz.
O segredo por trás do telhado verde, é o grande, porém simples, projeto de compostagem que ocorre há um ano no local. Os usuários do shopping produzem cerca de quatorze toneladas de lixo orgânico todo mês na área de alimentação. São 10 mil refeições diárias, e as plantas crescem direta e unicamente do composto orgânico produzido pelo shopping. Para realizar a compostagem, o Eldorado encomendou duas enzimas específicas para acelerar a decomposição adequada do seu lixo. Na natureza, isso levaria até 180 dias e, dessa forma, leva três horas, segundo o engenheiro agrônomo Rui Signori.
Com a compostagem e a reciclagem, o shopping recicla 25% das 300 toneladas de lixo mensais.
“Daqui cinco anos, vai ser praticamente inviável mandarmos lixo para o aterro devido às taxas. Quando o projeto ganhar corpo, teremos uma grande economia”, prevê o técnico de operações Tiago de Lima Silva. O projeto custa R$ 12.000,00 por mês.
Uma segunda etapa do projeto, é encobrir a totalidade do telhado de 9.800 metros quadrados com verduras e hortaliças. “Formando esse microclima, vamos chegar ao segundo passo do projeto que é tentar diminuir em um grau a temperatura interna do shopping”, afirma Signori. Caso tenha interesse em conhecer o projeto, equipe do shopping permite visitas guiadas.